quinta-feira, 25 de setembro de 2014

ABC do Resgate em Elevador ( Espaço Confinado ) - Equipamentos à favor do Bombeiro Civil na hora do Resgate de Pessoas presas no elevador - Como efetuar Resgate Seguro de pessoas presas em elevadores - Acabou a Energia Elétrica, como fazer o Resgate de pessoas presas em elevadores

A - Equipamentos à favor do Bombeiro Civil na hora do Resgate de Pessoas presas no elevador


O resgate de pessoas detidas no interior da cabina de um elevador só deve ser realizado por Bombeiro Civil em caráter emergencial ou Técnico responsável pela manutenção do elevador. 



Equipamentos à disposição do Bombeiro Civil para a execução do RESGATE, dependerá da Marca, do Tipo, Tempo de Vida e Conservação do Elevador, pois cada marca e tipo tem a sua particularidade, veja à seguir: 


Comunicação emergencial instantânea com a recepção

 HT - Rádio Comunicador para transmissão da ocorrência

Chaves diversas utilizadas na abertura de portas

O botão STOP desliga o motor do elevador
e está localizado encima do elevador

O botão desliga o motor do elevador
e está localizado no poço do elevador

O disjuntor desliga o motor do elevador
e está localizado na casa de máquinas do elevador

Aí torna-se bem óbvio que não há necessidade alguma em derrubar a chave geral do prédio e deixar todo mundo no escuro, como reza a cartilha...


Nas quatro situações mostradas à seguir, o resgate não deve ser realizado em hipótese alguma, afim de resguardar a integridade física e psicológica do passageiro.  





O resgate só deve ser feito com a cabina do elevador nivelada com a soleira da porta do andar, só aí sim, as portas devem ser abertas e o passageiro libertado.



B - Como efetuar Resgate Seguro de pessoas presas em elevadores


Procedimentos para a realização do resgate seguro do passageiro detido no interior da cabina do elevador: 

1 - A informação de pessoas detidas no interior da cabina do elevador é recebida pela Recepção, Segurança ou transeunte e repassada de imediato para o Bombeiro Civil, pessoalmente ou via HT; 

2 – O Bombeiro Civil vai até o hall dos elevadores e localiza em que andar está parado a cabina do elevador; 


3 – Dirige-se ao andar, e com chave apropriada, entreabre a porta do elevador e pelo vão comunica os passageiros detidos que fiquem calmos pois o resgate acontecerá em instantes; 



4 - O Bombeiro fecha a porta e deixa um Segurança no local para recepcionar os passageiros quando deixarem a cabina do elevador; 

5 – O Bombeiro dirige-se andar acima, com chave apropriada, abre a porta do elevador no andar e sobe encima da cabina do elevador mantendo a porta entreaberta segurando-a com um dos pés ou com uma das mãos, e com a outra mão pressiona o botão stop (vermelho) localizado na caixa de inspeção, isso desligará o motor na casa de máquinas do dito elevador; 

6 - Posicione a chave na posição inspeção e deixa a porta do elevador fechar, (ela fecha-se automaticamente); 

7 - Para mover a cabina do elevador, puxe o botão stop e em seguida aperta-se os botões verde e o preto (para subir) e os botões preto e azul (para descer), os dois botões devem ser pressionados juntos, senão não funciona; 


8 - Mantenha pressionado os botões, a cabina do elevador vai se movimentar, fique atento, pois assim que a cabina estiver nivelada com a soleira da porta do andar, debaixo ou de cima, você solta os botões, a cabina pára, e as portas vão abrir automaticamente. O Bombeiro que está em cima da cabina acompanha a saída dos passageiros que são recepcionados pelo Segurança que aproveita à deixa para desculpar-se pelo transtorno;  

9 - E se as portas não abrirem! 
Pode ocorrer, existem certos tipos de elevadores que assim que colocados em manual automaticamente acionam o sistema de segurança que trava as portas e para abri-las é necessário abrir a porta do andar manualmente, destravando-a com a mão, (ela se abrirá automaticamente), já a porta da cabina do elevador, para abri-la, é necessário desconectar os fios de alimentação do motor da porta, assim que houver a desconexão ela manualmente abre com facilidade. O Bombeiro de cima da cabina acompanha a saída dos passageiros sendo recepcionado pelo Segurança que aproveita à deixa para desculpar-se pelo transtorno; 

10 – Assim que todos os passageiros deixarem a cabina a porta do andar se fecha e o Bombeiro que está encima da cabina do elevador inicia-se a sua fuga, conectando os fios de alimentação do motor da porta do elevador onde automaticamente ela se fecha. Aperte os botões preto e azul para movimentar a cabina até nivelar seus pés com a soleira do andar acima ou abaixo;

11 - Abra a porta do andar e peça que o Segurança segure-a, ou você mesmo segure com um dos pés. Mas antes de deixar o elevador, pressione o botão stop e volte a chave para normal. Isso manterá a cabina parada no local até a chegada do Técnico para providências; 

12 - O Bombeiro vai até a Base e pega material sinalizador, que imediatamente é fixado nas portas dos  elevadores em todos os andares, assim os usuários ficarão sabendo que o elevador encontra-se em manutenção; 

13 – Assim que o Técnico chegar acompanhe-o até o andar em que o elevador encontra-se parado e faça acompanhamento da manutenção utilizando-se sempre do EPI e EPC; 



14 – Após término da manutenção, suba no elevador até o último andar junto com o Técnico e desça andar a andar retirando as placas de sinalização de manutenção no elevador, assim todos os usuários estarão cientes que o elevador está com funcionamento normalizado e o teste está sendo realizado andar à andar comprovando a eficácia da manutenção; 

15 – No Livro de Ocorrência relatar data e hora que o elevador parou, qual andar, quantas pessoas ficaram detidas, hora do resgate, hora da chegada do Técnico, nome, registro, empresa, qual o defeito apresentado, qual o serviço realizado, a hora da normalização no funcionamento do elevador e hora da saída do Técnico. 



C - Acabou a Energia Elétrica, como fazer o Resgate de pessoas presas em elevadores?


O que fazer quando há pessoas detidas no interior da cabina do elevador e o FORNECIMENTO DE ENERGIA FOI INTERROMPIDO!!!

Serão necessários três componentes, todos munidos de rádio comunicador no momento do resgate:

O primeiro
Vai pelas escadas até a casa de máquinas e desliga a chave geral do elevador, e com chave especial,  e assim que o segundo der o aviso, aciona a chave do freiom do evelador suavemente e a cabina do elevador desce devagar até chegar o nível da soleira, assim que nivelar o segundo, emite o aviso de nivelado, aí o primeiro pára e retira a chave do motor e aguarda a informação do segundo dizer: RESGATE FINALIZADO, me encontro fora do poço, PODE ACIONAR A CHAVE GERAL DO ELEVADOR. Procedimentos realizados com sucesso.



O segundo
Abre a porta do andar e sobe encima da cabina  e fecha a porta do elevador, e avisa o o primeiro, iniciar o movimento, e, quando ocorrer  o nivelamento da cabina com a soleira do andar, ele. avisao primeiro para parar. Assim que ocorrer o nivelamento as portas são abertas e inicia-se o resgate dos passageiros detidos e a fuga do Bombeiro Civil. Já fora do poço avisa o primeiro  que o resgate e a fuga foram realizados com sucesso. 

O terceiro
Posiciona-se na porta do andar tranquilizando os passageiros detidos, onde assim que a porta se abrir, recepciona os passageiros detidos encaminhando-os à recepção...

Nota:
A chave do elevador é religada, pois assim que a energia retornar, a máquina voltará a tracionar dirigindo-se até o térreo ou sub-solo e se reprogramará automaticamente, normalizando assim seu funcionamento, se ocorrer o contrário, deve-se sinalizar as portas e acionar a Técnico de Manutenção. Relatar a ocorrência em livro e blá, blá, blá...

Resgate difícil.

 Parece até impossível...

Não sei porque fazem tanto drama!!!

Afinal, são ou não são profissional na área?

Entendamos que na área do Bombeiro Civil não há espaço para curiosos  e  amadores portando:
- chave de fenda;
- machado;
- pé de cabra;
- outros acessórios mais... E por favor não se aproximem da cabina primária, pois não se trata de fogo, fui claro!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário