domingo, 28 de setembro de 2014

Nós, voltas e laçadas para estudar e treinar

O que é um nó?

Nó é aquilo que acontece na cabeça de quem aprende a dar nós, mas não os utiliza com freqüência.
É como aprender a dirigir carro, e logo depois passar meses sem dirigir novamente. 
Esquece-se...






E tem ainda o nó de caminhoneiro, em duas versões. É mais do que um nó, talvez uma amarra.
Na versão em P&B, o passo B é mais simples de fazer, de início, mas difícil de desmanchar. Na versão em laranja, a alça simples que substitui o nó do passo B em P&B, se desmancha sozinha.



O truque destes nós é a multiplicação da força aplicada pelo princípio das roldanas móveis (coisa que aprendemos no Segundo Grau). Funciona como a talha usada em oficinas para levantar motores.
Cada volta pelo olhal e seio do cabo (em D aí acima) multiplica a força aplicada por dois (2,4,8,16...). Mas tem um detalhe: na talha existem roldanas para eliminar o atrito. Dependendo do tipo de cabo utilizado, as múltiplas voltas no nó geram tanto atrito contra o olhal e o seio que com mais de duas pode ser impraticável tracionar.
Uma grande aplicação do nó de caminhoneiro é para puxar algo muito pesado para a força disponível. Se houver um ponto de apoio, use este nó para multiplicar a força. Imagine retirar d'água carreta & barco em uma rampa quando o carro não consegue puxar (fica patinando). Um nó desses dividirá o peso da carga a tracionar por dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário